Operação deflagrada em 2023 pelo MP-GO confirmou o envolvimento de Alef Manga em um esquema ilegal que envolvia a manipulação de jogos
Alef Manga, atacante do Coritiba, era um dos destaques do Coxa na última temporada. No ano passado, o centroavante somou 13 gols em 25 jogos.
Mas, no meio da temporada, o jogador acabou suspenso do futebol após uma investigação no âmbito da Operação Penalidade Máxima, conduzida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) confirmar seu envolvimento em esquemas ilegais de apostas esportivas.
O atacante poderá voltar a jogar a partir do próximo dia 26 de setembro, mas se depender do técnico Jorginho, Alef Manga não entrará em campo de imediato.
O treinador impôs que o atacante pedisse desculpas aos seus companheiros, à torcida e ao clube pelo seu comportamento.
Durante entrevista após a vitória sobre o Ceará por 3 a 1, pela Série B, Jorginho criticou o envolvimento do jogador no esquema que o tirou momentaneamente do futebol.
— Antes de mais nada, o Manga precisa se desculpar pelo que aconteceu, porque isso é desvio de caráter. É muito sério. Você imagina, ele volta para o grupo e o que os jogadores vão pensar? Será que pode tomar cartão amarelo? É algo muito sério, desvio de caráter. Ele precisa pedir desculpas ao grupo, ao clube e ao torcedor, principalmente ao torcedor — disse Jorginho.
Jorginho cobrará postura exemplar de Alef Manga
Além do pedido de desculpas, o técnico do Coritiba promete acompanhar ainda mais de perto o comportamento de Alef Manga após sua suspensão.
Para Jorginho, o centroavante precisa ser um exemplo de boa conduta a partir de agora.
— Eu já tive uma conversa muito séria com ele e vou ter de novo. O comportamento dele precisa ser exemplar. Não quero ver machucando ninguém, falando com ninguém. Não basta ser honesto, ele tem que demonstrar honestidade. É isso que quero do comportamento dele — frisou Jorginho.
Manga terá de se recondicionar antes de voltar ao Coritiba
Apesar do bom futebol demonstrado por Alef Manga antes de sua punição, e da expectativa do torcedor paranaense sobre sua volta aos gramados, Jorginho prefere ter cautela.
Os 360 dias de pena do atacante se encerram em 26 de setembro. Um dia depois, o Coritiba entrará em campo diante do Goiás, em casa, pela 29ª rodada da Série B.
O treinador explica que o atacante terá de fazer um trabalho de recondicionamento físico intenso neste retorno.
— Esquece, não tem a menor condição de ele voltar contra o Goiás. Não tem chance. Eu seria irresponsável. Ele poderia se contundir. O Manga pode ser decisivo, mas neste momento não. Um ano parado. Não acreditem que vai voltar assim, não tem condições. Tentamos acelerar um processo com todo cuidado necessário. Ele sempre treinou separado, horários alternativos –, garantiu Jorginho.
O Coritiba é o 13º colocado da Série B com 37 pontos, e está a seis de distância para o G4 da competição. Na próxima rodada, o Coxa enfrenta o Ituano, time ameaçado pelo rebaixamento. A partida acontece neste sábado (21), em Itu, no Estádio Novelli Júnior.
Por: Lucas de Sousa