FLA, FLU E BOTA NA BRIGA
Há um feito inédito na Copa Libertadores de 2024. Pela primeira vez na história da competição, uma mesma cidade terá três representantes nas quartas de final. Fluminense, Botafogo e Flamengo confirmaram o Rio de Janeiro como “capital do futebol” do continente na temporada.
O atual campeão, por sinal, é carioca. Mesmo em uma temporada conturbada depois do seu primeiro troféu de Libertadores na história, o Fluminense conseguiu eliminar o Grêmio para alcançar as quartas de final, continuando sua defesa do título.
Botafogo e Flamengo vivem temporada de melhores resultados, embora também tenham sofrido para avançar na Libertadores. A dupla é também candidata ao título do Campeonato Brasileiro, com o Alvinegro atualmente na liderança depois de vencer o clássico com o Rubro-Negro.
Na história da Libertadores, o estado de São Paulo e as cidades que englobam a área metropolitana da Grande Buenos Aires já haviam cedido três representantes para as quartas de final. A última vez em 2020, com River Plate e Boca Juniors, da capital argentina, e Racing, de Avellaneda. Mas o Rio pode se gabar de ser a primeira cidade a o fazer.
O cruzamento das quartas de final ainda abre a possibilidade de três representantes do Rio entre os quatro primeiros, embora a tarefa do trio seja difícil, como natural nesta fase da Libertadores. O Fluminense encara o Atlético Mineiro, o Botafogo precisa passar pelo São Paulo e o Flamengo tem, no papel, o adversário mais frágil, o Peñarol, do Uruguai.
Fonte: Ogol.com.br