Como será o comportamento dos nossos Arbitroa com as novas regras
Acabo de receber o livro edição 2023/2024 da Fifa. Como vem ocorrendo nos últimos anos a International Football Association Board (IFAB), que é guardiã da lei do futebol, tem agregado mudanças a cada ano. Tenho notado que algumas são para justificar erros cometidos pelos árbitros, como por exemplo na final do Mundial de 2020, quando o Bayern de Munique foi campeão com um gol irregular, no confronto contra o Tigres, do México.
Na ocasião, Lewandowski disputou a bola com o goleiro Gusmán, ela tocou no braço do atacante e sobrou para Pavard fazer o gol do título, só que naquele ano, se tocasse no braço e a bola fosse para o companheiro que fizesse o gol, deveria ser anulado. No ano seguinte mudaram a redação e só se anula se pegar no próprio braço do jogador que fizer o gol.
Abaixo as alterações que constam no livro 2023/2024:
1 – Pênalti/goleiro – o goleiro deve permanecer com um dos pés sobre a linha, de frente para o batedor sem desrespeitar o jogo e o adversário, nem tocar nas traves ou rede.
2 – O árbitro terá que acrescentar no final de cada tempo acréscimo pelos gols feitos.
3 – Se o árbitro não conseguir identificar no banco de suplentes quem cometeu uma infração o cartão será apresentado para o técnico.
4 – Invasão de campo antes do gol – se não tiver impacto na jogada, será confirmado o gol.
5 – Impedimento – quando um jogador em posição de offside receber a bola do adversário que tiver o total controle da bola – esse será habilitado.
6 – Pênalti/Cartão Vermelho – O árbitro apresentará o CV se o jogador que cometer a penalidade não disputar a bola em nenhum momento. Exemplo; segurar, puxar, empurrar etc.)
7 –Árbitro Assistente Reserva (RAR) – Está autorizado a auxiliar o árbitro da mesma forma que os outros árbitros em campo.
Por: Carlos Eugênio Simon