Entidade define calendário base para a próxima temporada com uma série de mudanças, inclusive no mata-mata nacional
A CBF divulgou, nesta terça (12), o calendário do futebol brasileiro em 2025. Além das mudanças por conta do novo formato do Mundial de Clubes, a entidade anunciou uma novidade na Copa do Brasil. Na próxima temporada, as semifinais do torneio também serão disputadas em fins de semana.
De acordo com a entidade, a medida tem como objetivo tornar a decisão da competição ainda mais atraente, facilitando a promoção das partidas e o acesso dos torcedores aos jogos. O documento foi enviado pela Diretoria de Competições da entidade a federações e clubes do futebol brasileiro.
Nas edições de 2023 e 2024, a Copa do Brasil já teve as finais disputadas em fins de semanas, nos jogos entre São Paulo e Flamengo e Atlético e Flamengo, respectivamente.
Confira, abaixo, as datas das fases da Copa do Brasil de 2025
- Primeira fase: 19 e 26 de fevereiro
- Segunda fase: 5 e 12 de março
- Terceira fase: 30 de abril e 21 de maio
- Oitavas de final: 30 de julho e 6 de agosto
- Quartas de final: 27 de agosto e 11 de setembro
- Semifinal: 5 e 19 de outubro
- Final: 2 e 9 de novembro
O calendário do futebol brasileiro em 2025
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou, nesta terça-feira (12), as datas das competições nacionais da temporada 2025. A principal alteração diz respeito à Série A do Campeonato Brasileiro, que começará em 29 de março e terminará em 21 de dezembro, com dez meses de disputa, e uma paralisação entre junho e julho.
Geralmente, a competição tem início na primeira quinzena de abril e se encerra, no mais tardar, no segundo fim de semana de dezembro. A CBF informou que o motivo da mudança diz respeito a uma paralisação por conta do novo Mundial de Clubes da Fifa, de 15 de junho a 13 de julho.
Flamengo, Fluminense e Palmeiras são equipes do Brasileirão de 2024 que estão garantidos no Mundial. Atlético ou Botafogo também podem garantir vaga e, para isso, precisam vencer a Copa Libertadores desta temporada.
Por: Matheus Dantas