Seleção Brasileira
A nova lista de convocados por Dorival Júnior traz novidades “brasileiras”. Com estreias e retornos em atividade no futebol nacional, o técnico anunciou os 23 nomes que vão representar a seleção nos compromissos contra Equador e Paraguai, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Entre as novidades estão nomes como Estevão, do Palmeiras, e Luiz Henrique, do Botafogo. Ainda com retornos como André, do Fluminense, Gerson e Pedro, do Flamengo.
O primeiro compromisso é no Couto Pereira, contra o Equador, no dia 6 de setembro. O Paraguai é o adversário da sequência, em Assunção, no dia 10.
O Brasil ocupa a sexta posição na tabela das eliminatórias. Foram apenas sete pontos conquistados em seis jogos até o momento. Os seis primeiros se classificam para a Copa.
“Um momento decisivo e fundamental para nossas pretensões. Buscando uma recuperação importante para uma competição que nos dará a possibilidade de estar em uma nova Copa do Mundo”, discursou Dorival antes de liberar a seguinte lista.
“Acredito muito em processos e etapas. Tenho certeza que quando respeitadas acabam atingindo resultados. Todos pediam reformulação. Fizemos dentro de uma concepção e entendimento dos que estejam nas melhores condições. Sempre com avaliação muito criteriosa para buscar a melhor convocação possível. Foi assim contra Inglaterra e Espanha e na Copa América”, disse.
Os convocados
Goleiros:
- Alisson (Liverpool-ING)
- Bento (Al-Nassr-SAU)
- Ederson (Manchester City-ING)
Defensores:
- Danilo (Juventus-ITA)
- Yan Couto (Borussia Dortmund-ALE)
- Guilherme Arana (Atlético-MG)
- Wendel (Porto-POR)
- Lucas Beraldo (PSG-FRA)
- Éder Militão (Real Madrid-ESP)
- Gabriel Magalhães (Arsenal-ING)
- Marquinhos (PSG-FRA)
Meio-campistas:
- André (Fluminense)
- Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
- Gérson (Flamengo)
- João Gomes (Wolverhampton-ING)
- Lucas Paquetá (West Ham-ING)
Atacantes:
- Rodrygo (Real Madrid-ESP)
- Endrick (Real Madrid-ESP)
- Estêvão (Palmeiras)
- Luiz Henrique (Botafogo)
- Pedro (Flamengo)
- Savinho (Manchester City-ING)
- Vinicius Júnior (Real Madrid-ESP)
Trio de ataque do Brasileirão é o ponto alto de Dorival
O grande destaque da convocação de Dorival passa pelo trio de ataque do Brasileirão: Luiz Henrique, Pedro e Estêvão. Aliás, os três são referências nos principais times do campeonato em 2024: Botafogo, Flamengo e Palmeiras, respectivamente.
Luiz Henrique é observado pela CBF há anos, tanto que fez parte da pré-lista de 55 jogadores de Tite para o Mundial de 2022, realizado no Catar. Entretanto, ele nunca havia sido chamado oficialmente pela Seleção Brasileira.
Luiz Henrique pelo Botafogo na temporada
- Jogos: 36
- Gols: 7
- Assistências: 4
Já Pedro é nome constante na Amarelinha nos últimos anos. Em 2024, o centroavante é um dos principais artilheiros do futebol brasileiro. Atualmente, ele está se recuperando de uma lesão, mas deve estar 100% fisicamente para os compromissos das Eliminatórias.
Pedro pelo Flamengo na temporada
- Jogos: 42
- Gols: 29
- Assistências: 8
Por fim, Estêvão também faz sua estreia na Seleção Brasileira principal. O atacante — já vendido ao Chelsea — se tornou um dos alicerces do time de Abel Ferreira e ganhou a confiança de Dorival Júnior visando a próxima Copa do Mundo.
Estêvão pelo Palmeiras na temporada
- Jogos: 33
- Gols: 7
- Assistências: 6
Por: Agostinho Cavalcante